DVD Panorama da Aquicultura
Pesquisa avancada
Login
   
Login:

Senha


Esqueci minha senha
Cadastro
Política de Utilização
Serviços
 
• Panorama L
   Lista de Discussão

• Bolsa de Empregos

   Oferta /  Procura

Produtos e Serviços
   Anunciantes da edição
 
Artigos Por Espécie
 

Assinatura
 
Assine já (Brasil)
Subscripción/Otros Paises
Edições esgotadas
Sobre a Revista
Publicidade
 
Anuncie já (Brasil)
Advertisement/Anuncio
Contatos
 
Expediente
Fale Conosco
Leia Nesta Edição

Camarão
Nunca se exportou tanto!
A criação de camarões marinhos no Brasil, também conhecida como carcinicultura, começa a tomar consciência da importância de oferecer um produto final com qualidade. A atividade hoje, que se revela economicamente viável e lucrativa, vislumbra a possibilidade do nosso País se tornar, em curto prazo, um dos principais produtores mundiais de camarão marinho cultivado. Os cálculos do excelente desempenho das exportações da indústria brasileira do cultivo de camarões neste primeiro semestre, apontam para um faturamento aproximado, ao término deste ano, de nada mais nada menos que US$ 65 milhões, fazendo com que o camarão marinho hoje, dispare como o melhor investimento dentro do setor de agronegócios.


Entrevista:
Geraldo Bernardino, o novo Coordenador do DPA.
Tomou posse o novo Coordenador Geral de Aqüicultura do Departamento de Pesca e Aqüicultura do Ministério da Agricultura. Sai André Macedo Brügger, no cargo desde a fundação do órgão em 1998, que passa agora a ser ocupado pelo engenheiro de pesca Geraldo Bernardino, Mestre em Ecologia e Recursos Naturais pela Universidade Federal de São Carlos e trabalhou nos últimos 20 anos no CEPTA/IBAMA – Centro Nacional de Pesquisas de Peixes Tropicais em Pirassununga – SP, onde nos últimos quatro anos exerceu o cargo de Chefia. Bernardino faz parte ainda do Comitê Assessor de Aqüicultura do CNPq e traz ainda em seu vasto currículo a presidência da Abraq – Associação Brasileira de Aquicultura, de 1992 a 1994.


Anais do 5o ISTA - Simpósio Internacional sobre a Aqüicultura de Tilápia – 2 volumes, mais de 100 trabalhos publicados, em dois volumes. Normas para Apresentação de Documentos Científicos- A coletânea de 10 volumes que estão à venda individualmente ou em embalagem com a coleção completa Cadernos Didáticos n o 14 – Apontamentos de Piscicultura - Informações retiradas de textos de diversos autores numa obra direcionada para estudantes e iniciantes na área.


Equinodermocultura:
O cultivo de um animal que começa a ganhar mercado

Por Lúcia S. Campos - Creasey e Renata P.N. Lima
Devido ao alto valor econômico dos equinodermos especialmente no mercado internacional, é crucial que os brasileiros não fiquem para trás na explotação controlada desse recurso pesqueiro, já que possuímos uma grande extensão de costa onde esses animais ocorrem. A equinodermocultura pode ser desenvolvida com os devidos controles de qualidade da água, do cultivo das larvas, das dietas das larvas e adultos, de tal forma que a indústria tem condições de se desenvolver de uma maneira sustentável e sem impactar o ambiente.


Muitos produtores de tilápia freqüentemente se deparam com problemas ao terem que escolher entre a tilápia do Nilo e as tilápias vermelhas. A tilápia do Nilo é a mais cultivada ao redor do mundo, mas o interesse nas tilápias vermelhas cresce a cada dia. Os produtores devem avaliar as condições ambientais, sistema de cultivo e mercado antes de escolherem uma ou outra. Neste artigo, o autor, Len Lovshin, faz uma revisão da literatura sobre o passado genético da tilápia vermelha e compara as principais vantagens e desvantagens de cada um desses peixes.

 
topo    
Capa da Revista
Última Edição


Editorial
Veja o Índice



ad
ad
ad

agricotec
ad
Alisul
ad
ad


ad


ad
ad
Biorigin

ad
ad


ad

ad

ad

ad
ad
ad
ad
ad
ad
ad
ad
ad


ad

ad



ad
ad

ad
ad



Edições anteriores
Calendário Aqüicola


Data dos eventos

 

Telefone: (21) 3547-9979 e-mail: revista@panoramadaaquicultura.com.br
© 2002 - Panorama da Aquicultura - Este site é melhor visualizado com texto médio em 800x600 - web master
 
 
Espanhol Portugues Ingles