DVD Panorama da Aqüicultura Acesse o Leitor Web da revista Panorama da AQUICULTURA
Login
   
Login:

Senha


Esqueci minha senha
Cadastro
Política de Utilização
Serviços
Acesse o Clipping com todas as notícias do mundo da aquicultura.
 
• Panorama L
   Lista de Discussão

• Bolsa de Empregos

   Oferta /  Procura

Produtos e Serviços
   Anunciantes da edição
 
Artigos Por Espécie
 

Assinatura
 
Assine já (Brasil)
Subscripción/Otros Paises
Edições esgotadas
Sobre a Revista
Publicidade
 
Anuncie já (Brasil)
Advertisement/Anuncio
Contatos
 
Expediente
Fale Conosco
Leia Nesta Edição

Produtores de Ornamentais: O perfil dos aquicultores que abastecem o mercado

Por: Paulo Mário Carvalho de Faria e colaboradores
Dando continuidade a série de artigos que cobre os principais temas da piscicultura ornamental, este artigo apresenta os diversos perfis que caracterizam os produtores brasileiros responsáveis por grande parte dos peixes ornamentais encontrados à vendo no mercado. Os produtores de ornamentais costumam entrar na atividade de produção por motivos diversos, que vão do gosto pela aquariofilia, passando pelos que são motivados pela visão empreendedora, pela diversificação da produção ou até mesmo pela obra do acaso. Conheça no artigo, como muitos começaram e como acabaram se especializando para ter sucesso nessa lucrativa atividade.


Este artigo, o quinto da série sobre produção de peixes em viveiros, lança um olhar sobre quatro importantes tendências que deveremos ver no cultivo de peixes em viveiros nos próximos anos: 1-intensificação da produção com aumento na potência de aeração; 2 - sistemas de cultivo que possibilitam a remoção de resíduos sólidos; 3- recirculação da água dos viveiros com sistemas de tratamento de água usando plantas aquáticas e terras alagadas (brejos); 4- remoção e aproveitamento da biomassa de microalgas e de macrófitas aquáticas.


Acantocefalose, uma doença negligenciada que afeta peixes cultivados na Amazônia brasileira

Por: Edsandra C. Chagas, Patricia O. Maciel, Gabriela T. Jerônimo, Marcos Tavares-Dias, Sandro Loris Aquino Pereira, Maurício Laterça Martins e Santiago B. de Pádua ,
O artigo traz os primeiros resultados do projeto “Acantocéfalos na criação de tambaqui”, coordenado e financiado pela Embrapa, e traz detalhes do ciclo de vida, transmissão e sinais clínicos do parasita, que pode levar a mortalidade de alevinos, além de redução no crescimento e emagrecimento dos peixes cultivados na fase de engorda, uma vez que apresentam falta de apetite e perda excessiva de peso. Apesar de não ofereçam risco à saúde do homem, o aspecto repugnante da sua presença prejudica a comercialização do pescado. No artigo os pesquisadores apresentam ainda estratégias de identificação, prevenção e controle.


De olho na composição das rações de tilápia

Por: Bernardo Ramos José, Bruno da Silva Pierri e Débora Machado Fracalossi
Equipe do LABNUTRI-UFSC, em parceria com o MAPA, avaliaram a composição centesimal de 14 rações usadas pelos produtores catarinenses na criação da tilápia, e os resultados foram comparados com o conteúdo dos rótulos dos fabricantes. Conheça o perfil do alimento utilizado para tilápia e o quanto essas rações estão em conformidade com o que os fabricantes dizem nos seus rótulos.


Aspectos sensoriais do pacamã: uma espécie promissora

Por: Léa S. Sant´Ana, Reinaldo M. Filho, Walisson de S. e Silva, Cristiano C. Mattioli, Lilian V. Teixeira e Ronald Kennedy Luz
Pesquisadores do Laboratório de Aquacultura da Universidade Federal de Minas Gerias (LAQUA) que há anos estudam a reprodução e a engorda do pacamã, fizeram testes sensoriais com preparos especiais do peixe. Os resultados surpreenderam, tanto os que apreciam um petisco saboroso, como os que buscam uma alimentação saudável e leve. Saiba porque o pacamã, uma espécie pouco procurada pelos piscicultores, pode se transformar num peixe popular pelas suas qualidades sensoriais e pela facilidade de cultivo.

 
topo    
Capa da Revista
Última Edição


Editorial
Veja o Índice




ad

agricotec

ad




Bernauer



ad


Fav

Ferraz


ad


ad






ad

ad



Edições anteriores
Calendário Aqüicola


Data dos eventos

 

Telefone: (21) 3547-9979 e-mail: revista@panoramadaaquicultura.com.br
© 2002 - Panorama da Aquicultura - Este site é melhor visualizado com texto médio em 800x600 - web master
 
 
Espanhol Portugues Ingles