Publicado na Edição 53 (Maio/Junho'1999)
Informe Publicitário - Nutron Alimentos Inaugura em Agosto Nova Unidade Fabril

          Resultado da associação de 5 empresários brasileiros, a Nutron Alimentos Ltda., cuja matriz está situada em Campinas - SP, foi fundada há quatro anos, em janeiro de 1995. Até o ano de 1997, a empresa destacava-se pela sua presença expressiva no mercado da avicultura e da suinocultura, e de menor punho para a bovinocultura e aqüicultura, setores em franca expansão.

  Já caracterizada por apresentar ao consumidor uma linha de produtos basicamente de premixes vitamínico e mineral e, de núcleos, a empresa deu um grande salto no seu desenvolvimento a partir da associação em agosto de 1997 com a empresa européia de agribusiness Eridania Bégin-Say classificada entre as 100 maiores do mundo. Esta feliz associação além de representar a injeção de capital para a expansão e globalização de suas ações, significou a possibilidade da Nutron Alimentos prestar melhores serviços para os seus clientes devido ao acesso a novas tecnologias e treinamento técnico internacional.

          A Nutron Alimentos que possui também uma unidade paranaense em Toledo está, atualmente, dando continuidade ao projeto de ampliação de suas instalações e prevê até o ano de 2.003 a operação de quatro novas fábricas além da expansão da unidade de Toledo já existente. Dentro destas quatro fábricas que serão implantadas, apenas a unidade de Chapecó produzirá exclusivamente núcleos e premixes vitamínico e mineral, as demais unidades a serem implantadas, Campinas-SP, Centro-oeste e Nordeste além de produzirem estes produtos de linha também se dedicarão a produção de rações comerciais.

          Neste ano de 1999, a Nutron Alimentos se posiciona na liderança do mercado brasileiro de suplementos vitamínicos e minerais para a alimentação animal, produzindo 3,3 mil toneladas de premixes por mês, o que lhe garante uma produção total de 350 mil toneladas de ração animal já prontas para a avicultura e suinocultura. Para garantir a continuidade de sua expansão, a empresa conta com um corpo de 33 coordenadores técnicos e 65 representantes distribuídos no campo por todo o território nacional, e coloca a disposição de seus clientes produtos de qualidade, formulações de rações econômicas e eficientes, entregas rápidas, análises laboratoriais, atendimento ao cliente, assessoria técnica de campo, palestras de difusão de tecnologia e informativos técnicos e de mercado.

Aqüicultura

          O setor de aqüicultura da empresa, já atingiu o limite máximo de sua produção na última safra 98/99. Este panorama fez com que a diretoria da Nutron Alimentos tomasse a decisão de montar uma linha de extrusão para produção exclusiva de rações comerciais para organismos aquáticos para dar continuidade e suporte a este crescimento.

          Hoje, o grande desafio para o setor de aquicultura da empresa é tornar-se expressivo no mercado de rações de peixes, colocando-se entre os primeiros do ranking, assim como ocorre com a empresa mãe, Eridania Bégin-Say, líder européia na venda de rações para peixes marinhos com fábricas na França, Noruega, Portugal, Espanha e Grécia.

          A fábrica brasileira já oferece aos aqüicultores do país rações que se caracterizam por sua alta qualidade e tecnologia na nutrição de peixes. A linha de rações “Nutron Peixes” foi desenvolvida a partir de pesquisas que garantem a sua produção com ingredientes de alta digestibilidade, apresentando um perfeito equilíbrio de nutrientes, o que proporciona um adequado crescimento. Seu alto valor nutritivo proporciona uma grande tolerância às atividades de manejo, freqüentes em piscicultura intensiva, favorecendo a saúde e reprodução dos peixes.

          As rações são apresentadas em dois programas de alimentação baseados nas necessidades das diferentes fases de desenvolvimento dos peixes e adequação dos tamanhos de peletes extrusados para os diferentes tamanhos dos peixes nestas fases. A Linha Tropical foi desenvolvida para atender às exigências nutricionais de peixes onívoros cultivados em viveiros, represas, tanques-rede e tanques de alto fluxo de água e, a Linha Carnívoros é recomendada para a produção intensiva de peixes de hábito alimentar carnívoro como o pintado, cachara, a pirarara, o tucunaré, o black bass, o pirarucu, etc.

          A inauguração da nova unidade de produção de rações para organismos aquáticos que também será sediada em Campinas está prevista para final de agosto deste ano. Juntamente, virá o lançamento de uma nova linha de rações para peixes onívoros e carnívoros, e eventualmente alguns produtos para ranicultura. A nova unidade de produção permitirá a Nutron Alimentos triplicar a sua capacidade de produção e tornar-se mais competitiva em termos de preço em todo território nacional, fator este que associado a qualidade, é decisivo para o piscicultor na hora de escolher a ração.

          Os aqüicultores que desejarem mais informações sobre os produtos oferecidos pela Nutron Alimentos, poderão entrar em contato com os técnicos da empresa através do telefone (019) 240-6900, fax: (019) 240-6800,e-mail: tecnutron@dglnet.com.br. ou ainda pela homepage: www.nutron.com.br